“Conteúdos sem estratégia são apenas coisas” de The Growth Hacker

Coisas corporativas

Quando a web surgiu, tivemos que pegar todos os nossos produtos e materiais de serviço e preencher os nossos Websites.

O pensamento era que quanto mais coisas pudéssemos colocar na web, mais chances nós tínhamos de vender o nosso produto.

Assim, quando os clientes estão à procura de coisas, eles sabem que nós temos o material de que necessitam. Então, podemos acrescentar ainda mais coisas em nosso site para que possamos vender ainda mais coisas.

O material de conteúdo

Como os clientes não viram nossas coisas em nosso site, e ignoraram completamente as coisas que falávamos em nossos blogs e outras mídias sociais e, em seguida, o Google não classificou o nosso material em seu motor de busca, encontramos uma maneira melhor: conteúdo sobre coisas.

Começamos a criar material que fosse interessante para os nossos clientes. Nós paramos de falar muito de nossas coisas e começamos a falar sobre as coisas dos nossos clientes, ou pelo menos coisas que nossos clientes se interessavam.

Isso funcionou muito bem. Os clientes começaram realmente a prestar atenção ao nosso material. Alguns até começaram a compartilhar o nosso material. Os pageviews dispararam e as ações sociais aumentaram o número de pessoas que olhavam para o nosso material de conteúdo.

Funcionou tão bem, que fomos capazes de conseguir mais orçamento de marketing para criar mais material, e contratar mais pessoas para criar mais material de conteúdo sobre as coisas dos clientes.

Mas o sonho logo terminou, porque mesmo que as pessoas estivessem amando o nosso material de conteúdo, não estava nos ajudando a vender o nosso material corporativo.

Nosso gerente de marketing sênior questionou o porquê estávamos criando todo este material, se não estávamos vendendo.

Deste ponto em diante, não poderíamos criar qualquer coisa com conteúdo até que começássemos a mostrar que era possível vender mais de nosso produto.

A estratégia

Conteúdo sem estratégia é apenas material. Há 2 razões porque a maioria das marcas está perdendo seu tempo criando todos esses materiais de conteúdo:

  1. A criação de um material corporativo que não ressoa com o material do cliente significa pouca ou nenhuma atividade e,
  2. A criação de material de conteúdo, sem uma verdadeira estratégia que cria uma atividade sem resultado final que deveria acabar ajudando a empresa a vender o material corporativo.

Aqui está o que sabemos: 9 a cada 10 possuem verbas para conteúdo. Ao mesmo tempo, a grande maioria dessas empresas possui uma estratégia não documentada para o que está criando nesse material de conteúdo.

Para o marketing de conteúdo funcionar, precisamos das nossas coisas, com as coisas que importam para o cliente através do conteúdo.

As nossas coisas = vender mais, economizar mais ou criar clientes mais felizes. Nas palavras de Andrew Davis, isso significa vendas, poupança ou a luz do sol.

Em outras palavras, temos que nos perguntar por que estamos criando conteúdo. São pelas vendas, poupança ou luz do sol?

Como é que vamos medir isso? E qual é a hipótese de quanto tempo isso vai levar?

O Conteúdo = criar material durante um período consistente de tempo através de canais consistentes que mostram que entendemos sobre as coisas que importam para o cliente.

Quais são os seus pontos fracos? O que os mantém acordados à noite? Como podemos resolver estes problemas a cada dia, semana, mês, ano, dando-lhes um incrível material de conteúdo que vai ajudá-los com as suas coisas?

A interseção do que você sabe como marca e quais são as necessidades dos seus clientes se torna o ponto central de todo o material de conteúdo que você cria.

Via Vitamina Publicitaria: http://vitaminapublicitaria.com.br/marketing/conteudos-sem-estrategia-sao-apenas-coisas/

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