8 passos para fazer marketing viral

Na atual conjectura da comunicação é praticamente impossível pensar no desenvolvimento de campanhas publicitárias sem envolver as plataformas da internet. Inclusive, muitas empresas têm encontrado mais espaço fazendo um marketing eficiente justamente nas redes sociais, onde a proximidade com o público-alvo é maior, permitindo um diálogo direcionado, direto e adaptado.

O marketing na internet já é um conceito consolidado, que foi divido em categorias, possibilitando que as empresas realizem estratégias de acordo com o seu perfil. Uma destas estratégias é o marketing viral, que se caracteriza por ser uma forma de viralizar uma campanha nas redes sociais e plataformas disponíveis na internet. As grandes empresas têm apostar nesta fórmula para fisgar os seus consumidores.

Há casos em que o marketing viral ocorre por um golpe de sorte, porém, estes são exceções. Esta estratégia de propaganda deve ser minimamente planejada até que se chegue ao resultado estabelecido. Afinal de contas, fazer com o público compartilhe a campanha de maneira espontânea não é uma tarefa fácil. Para te ajudar, iremos trazer aqui 10 passos de como fazer marketing viral:

1. A ideia deve ser criativa: Mais de 50 % das chances de a propaganda se tornar viral é decidida no momento que se tem a ideia. Portanto, o modo como a marca será apresentanda pode vir como um clique ou exigir muito preparo até chegar ao conteúdo certo. Mesmo que a ideia venha de maneira espontânea, ela tem de ser refinada, aprimorada até que seja adaptada aos objetivos da empresa.

2. Não fique em cima do muro: Não fique em cima do muro, seja ousado! Pense no que as pessoas gostariam de ver e invista nesta ideia, mesmo que ela seja polêmica, até quanto mais forem os rumores sobre a campanha, maior será o público querendo vê-la. Sendo assim, evite ficar no meio termo. Assuma a ideia, abrace a causa e apresente-a de forma criativa para os internautas.

3. Faça algo inesperado: Se você quer que a sua peça seja sucesso na internet, fuja da mesmice, do que já é feito e as pessoas estão cansadas. Faça algo inesperado, que motive o compartilhamento da propaganda. Não há mal nenhum em buscar referências em conteúdos que já foram feitos, mas é preciso tomar cuidado para não contaminar o conteúdo por estas influência, o que contribui para a perda da originalidade e ineditismo. É preciso que o público veja a propaganda e pense “Uau!”.

4. Mexa com as emoções do público: Coloque-se no lugar do internauta, vá fundo e mexa com as suas emoções. Uma das possibilidades de um bom marketing viral é fazer com que as pessoas passem a enxergar de uma forma diferente aquilo que faz parte do seu dia a dia. Para atingir em cheio o público, uma das primeiras coisas a não se fazer é ficar se vendendo, falando de forma excessiva. Uma boa tática é fazer uma propaganda não parecer uma propaganda, revelando a marca apenas no final ou sutilmente dentro da peça.

5. Insira botões de compartilhamento: Bom, além de o conteúdo ter que ser genial, é necessário facilitar o compartilhamento da peça. Portanto, ao lado do vídeo, texto, ou qualquer outra peça, insira os botões que facilitam o compartilhamento como, por exemplo, twittar, compartilhar no Facebook, +1. Dessa maneira, a propaganda poderá ser disseminada em todas as redes sociais.

6. Use links patrocinados: Quando a campanha for lançada é necessário que ela ganhe um impulso para se espalhar. Uma boa maneira de fazer isso é através de grupos de usuários responsáveis por compartilhar o conteúdo e links patrocinados que fazem o produto aparecer nas buscas dos internautas.

7. Não restringe o acesso ao conteúdo: Independente do conteúdo que a peça tem, o ideal é não restringir o acesso por idade, solicitação de inscrição, entre outras coisas. Ao fazer isto, a marca estará perdendo o público, pois nem todo mundo tem paciência para preencher questionários, se inscrever até chegar ao conteúdo. Seja simples e funcional!

8. Mensure os resultados alcançados: Para saber se o marketing viral foi mesmo eficiente deve-se mensurá-lo. É importante mensurar a quantidade de pessoas que visualizou a peça, que compartilhou e por quais plataformas fez o compartilhamento. Por fim, é necessário verificar se o número de pessoas que conhece a marca aumentou e se as vendas ou aquisição de serviços também subiram.

Via Blog Midia8! http://blogmidia8.com/2014/03/8-passos-para-fazer-marketing-viral.html

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