Entenda a diferença do Marketing de Conteúdo para Empresas e Pessoas

Existem particularidades do público-alvo que você queira atingir com marketing de conteúdo que são fundamentais para que haja compreensão total da sua mensagem.

Em toda a trajetória da comunicação, independentemente da época, entender seu público-alvo é e sempre será o início para que seu planejamento de comunicação alcance o sucesso almejado.

Há diferenças entre o marketing de conteúdo para B2B e B2C. É preciso entender perfeitamente quais são as características de cada um deles para você traçar a estratégia adequada e conquistar seu público.

Marketing B2B

Em suma, trata-se do marketing de empresa para empresa, ou seja, de empreendimentos que comercializam seus produtos e serviços para outras empresas e não para o consumidor final (pessoa física).

Este tipo de comunicação, dependendo do ramo de atividade em que você atua, pode ser um pouco mais sóbria, séria, com uma linguagem mais corporativa.

Mas isso não é uma regra!

Vai realmente depender de quem é seu público-alvo e qual a essência de sua empresa. Se a sua empresa for do ramo da tecnologia e revende softwares de gestão para indústrias, por exemplo, existem elementos que chamam mais a atenção deste tipo de empresa para que sua mensagem seja absorvida com mais facilidade e bom impacto.

Resultados financeiros, aumento de vendas e parcerias, compartilhar informações do setor são algumas estratégias que, para casos como este, encaixariam perfeitamente e o resultado seria, sem dúvida, positivo.

Mas, se sua empresa for uma indústria de produtos naturais que distribui para outras revendas, a comunicação tem um tom diferente. O importante aqui é elencar os principais benefícios e diferenciais de cada mercado, fazer um checklist e apostar nestas informações para chamar a atenção de seu público, sempre com foco na linguagem adequada a ele.

Importante: para o marketing B2B os riscos são maiores, por tratar-se de comunicação empresa x empresa. Verifique os investimentos e construa um relacionamento de confiança recíproca.

Marketing B2C

Aqui, a empresa vende para o consumidor final, ou seja, para a pessoa que realmente utiliza o seu produto.

Como lidamos, neste caso, com GENTE, quanto mais humana, próxima e clara for a mensagem, mais fácil será o entendimento e admiração por sua empresa.

Um exemplo para o marketing B2C é a empresa que recebeu os produtos naturais da fábrica (que citamos antes) e os revende para o consumidor. Para esta pessoa, que irá usufruir de seu produto, para ela não interessa assuntos como “aumente suas vendas” ou “fidelize seu público”. Neste caso, ela quer saber exatamente quais as vantagens de se utilizar este tipo de produto, o que vai mudar em sua vida, quais os aspectos positivos que podem transformar seu dia a dia. A comunicação é mais íntima, envolvente, que desperta emoção em quem a lê.

Para ambos os tipos de marketing, tanto B2B como B2C, as ferramentas podem ser as mesmas: redes sociais, blogs, vídeos no Youtube, e-mails marketing. Verifique quais delas são pertinentes ao seu negócio e, principalmente, quais são os canais que seu público utiliza para buscar informações e trocar opiniões.

Foco principal para o B2B e B2C é o relacionamento com o cliente. Em tempos de busca facilitada de informações, é imprescindível colocar-se no lugar do seu cliente; saber o que ele gosta de ler, ouvir e sentir; compartilhar notícias relacionadas ao mercado em que você atua que aumentem a empatia com sua empresa.

Pesquise, estude, vivencie a realidade de seu cliente. Sendo ele pessoa física ou jurídica, a linguagem é diferente, mas o propósito é o mesmo: fidelizá-lo e criar um vínculo diário, de preocupação com seu bem-estar e satisfação.

Blog Vitamina Publicitaria: http://vitaminapublicitaria.com.br/marketing/entenda-diferenca-marketing-de-conteudo-para-empresas-e-pessoas/

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: